Arquivo do Blog, Vida nos EUA

5 hábitos americanos que brasileiros acham estranho

Hi there! Em junho já vai fazer 6 anos que me mudei para os EUA, então tive que pensar bastante no que eu estranhava logo que mudei pra cá para poder escrever esse post, já que hoje em dia eu já estou acostumada com praticamente tudo. Tem bem mais coisas que isso, mas vou resumir em 5 itens para não ficar muito maçante, ok? Quem sabe depois eu não faça um vídeo com mais ítens para ficar mais interessante… Ah, e que fique claro que estar acostumada não quer dizer que eu faça isso também, tá? Mas eu simplesmente aceito essas coisas com mais facilidade e sem me questionar tanto hoje em dia (Haja terapia! Brincadeira. hehehe)

1 – Jantar muito cedo

Quando eu digo cedo, eu quero dizer que já fui convidada para jantares que começavam às 3pm. Claro que em jantares assim primeiro eles servem aperitivos, o pessoal bate-papo, bebe, etc., e o jantar acaba saindo mesmo no horário que eles normalmente jantariam aqui, por volta das 5pm – 5:30pm. Eu achava isso muito estranho na minha época de Au Pair, mas confesso que acostumei e até gosto. Para ser realista, a minha hostmom trabalhava de casa, fazia seu próprio horário e tinha dias que nem trabalhava, então era muito mais fácil para ela conseguir preparar o jantar nesse horário, fora que ela tinha eu para cuidar das crianças enquanto ela cozinhava, né? Por outro lado, quando eu trabalhava no hospital e era responsável pela nossa janta, a gente acabava jantando por volta das 6:30pm – 7pm no máximo, e até hoje eu tento manter esse padrão – até porque a gente vai dormir super cedo (por volta das 9pm) e seria muito desconfortável ir dormir de bucho cheio, né?

2 – Café com sabores artificiais ou aguado

Aqui é muito comum o pessoal ter aquelas cafeteiras com cápsulas que fazem copos de café individuais em casa, e a indústria produz café com sabores para todos os gostos. O que eu mais gostava era o de avelã e o de baunilha, mas hoje em dia não posso nem com o cheiro – só tomo café “normal”, e sem açúcar ou adoçante. Também não é surpresa que os cafés daqui são mais aguados que no Brasil, haja vista aqueles copos gigantes de café do Starbucks e Dunkin’ Donuts. É pura água, gente. Estou exagerando, na verdade eles estão melhorando (ou meu gosto mudando, fica aqui a reflexão), mas é bem mais suave do que nosso cafézim brasileiro com certeza. Ah, e aqui também tem tudo quanto é tipo de creme, com sabor ou sem, para adicionar no café, além de tudo quanto é tipo de leite. Ironicamente, café com sabores e café aguado foi o que me fez criar o hábito de tomar café, acredita? Eu RARAMENTE tomava café no Brasil. Hoje não começo meu dia sem.

3 – Marcar horário para tudo

Sabe aquela história de não ter nada para fazer e ir bater lá na casa da vizinha para papear e comer um bolo no café da tarde? Então, isso não existe aqui. Um porque não tem café da tarde (vide o horário que eles jantam) e, dois, porque aparecer na casa dos outros sem antes verificar se a pessoa está disponível é considerado rude. Sabe aquele churrasquinho de última hora? Esquece!! A impressão que tenho é que as pessoas estão super ocupadas o tempo todo e que tudo, absolutamente tudo, precisa ser agendado com (semanas de) antecedência e ainda correr o risco de ter o rolê cancelado porque algo mais importante apareceu de última hora. Apesar de sentir falta dessa casualidade brasileira, eu não consigo me imaginar indo na casa de uma pessoa sem combinar antes, sendo esta pessoa brasileira ou não. Hábito, né? Ah, e aqui inclusive quando os pais fazem festa de aniversário para os filhos (que geralmente apenas as crianças são convidadas), o convite vem com hora para começar e para acabar. Eu acho isso legal porque quando dá a hora os pais já estão lá fora esperando os filhos e o dono da festa não precisa ficar fazendo sala pra ninguém. Aliás, americano é pontual, embora não tanto quanto os ingleses.

4 – Não tomar banho todos os dias

Essa eu ainda acho estranho e sempre penso que se – e somente SE – um dia eu tiver filhos, eu vou acostumá-los desde cedo a tomar banho pelo menos uma vez por dia, todos os dias, de preferência antes de dormir. Não vou citar nomes, mas uma pessoa americana que conheço sempre me dizia “não vou tomar banho hoje porque amanhã eu vou pra city (Nova Iorque) e vou ficar exposta à poluição e sujeira de lá, então vou deixar pra tomar banho amanhã, depois que eu voltar”. Gente, qual a lógica nisso? Pra mim é a mesma coisa de dizer que não vai comer agora porque mais tarde vai dar fome de novo. Além disso, a maioria das pessoas aqui tomam banho só de manhã, daí eles vão para a academia, pra escola, pro trabalho, saem para jantar, e volta pra casa suado, bota um pijama e vai dormir tudo grudento. Arg!! E digo mais (pasme-se, tem mais)!! Sabia que muitos deles consideram banho de piscina/de lago/de mar(!!!) um banho? Tipo, “Ah, hoje eu nadei, não preciso tomar banho”. Nem vou falar mais nada sobre esse tópico, vou te deixar refletindo sobre isso…

5 – Mandar cartão em ocasiões especiais

O pessoal aqui manda muito cartão de aniversário, casamento, nascimento… Fora uns que são específicos para agradecer algo que uma pessoa fez por você, ou lamentando a perda de alguém, ou para comemorar uma data como o Valentine’s Day, Natal, uma graduação na faculdade, ou desejar que uma pessoa doente fique bem logo… Tem uma infinidade! Lembra quando falei que americano não pode ver uma data comemorativa que eles já querem organizar uma Parada? Então, quando se trata de envio de cartão eles são ainda mais intensos. Eu sempre achei esse costume muito fofo e já adquiri esse hábito também.

Essa é uma pequena parte de uma prateleira de um estabelecimento que vende cartões para ocasiões especiais. Os cartões são geralmente separados por marca, ocasião e tipo (engraçado, romântico, sério, etc.).

Por hoje é só. Me conta nos comentários o que você achou desses hábitos. Qual o mais estranho e qual você gostaria de adotar para sua vida? xoxo

Um comentário em “5 hábitos americanos que brasileiros acham estranho”

Deixe um comentário