Arquivo do Blog, Intercâmbio

Sobre o iTEP

** Post atualizado em janeiro de 2021.

Hello, guys!

Hoje vim falar um pouquinho sobre o temido iTEP e, aproveitando a brecha, sobre a entrevista e o teste psicológico que todas as aspirantes a AuPair da APIA precisam fazer.

Bom, primeiro de tudo eu fiz o teste psicológico, o pessoal costuma falar mal desse teste porque ele é longo e chatinho de fazer. Eu não achei nada demais. O teste é todo em português e tudo que você precisa fazer é ticar a alternativa com a qual se identifica. O único conselho que dou aqui é: seja sincero. Durante o teste eles fazem várias vezes a mesma pergunta, mas de forma diferente e uma longe da outra justamente para ver se você vai cair em contradição.

A entrevista também foi de boa. Li em algum blog por aí que algumas perguntas podem ser respondidas em português, mas no meu caso foram todas em inglês mesmo. Quem aplicou foi minha orientadora, a Luana, que é muito calma, então quando ela percebia que eu não tinha entendido alguma coisa, ela explicava o que era essa coisa (em inglês, of course) ou repetia a frase usando outras palavras. Aconteceu de eu tentar responder algumas coisas e as palavras fugirem da minha cabeça, então eu acabei falando algumas palavras em português e ela disse (em inglês também): “Lembre-se que estamos avaliando o seu inglês, então se não se lembrar de alguma palavra, tente ‘reescrever’ a frase utilizando outras”. E faço das palavras dela meu conselho para vocês! Ah, eu percebi que a maioria das perguntas eu já havia respondido no App e nas referências. Ela perguntou sobre minha rotina com as crianças, o que eu esperava da minha hostfamily, como eu imaginava que seria meu dia-a-dia com as crianças, se eu tinha tatuagem/piercing e onde, etc… Grazadeus a Luana é gente boa, mas já vi gente por aí reclamando que a pessoa que fez a entrevista era impaciente e fazia cara de poucos amigos quando a menina não entendia alguma coisa… Paciência! E sorte.

Agora o tal do iTEP… Aff, esse começou me dando trabalho! Só consegui fazer de vez essa joça na terceira tentativa! Na primeira estava fora do ar, na segunda o microfone não funcionava e na terceira deu tudo certo. Eu estava bem preocupada com esse teste, então tentei praticar bastante o listening. Além disso, eu tinha uma noção das perguntas dissertativas e por isso fiquei pensando em todas as respostas, daí aproveitava para descobrir palavras novas. O que me ajudou MUITO a me preparar para o teste foi um arquivo que a Mayara me enviou com a explicação dos diálogos e das possíveis perguntas da entrevista. Se alguém quiser o arquivo é só fazer o download desse documento: itep_e_entrevista. Por favor, mantenha em mente que eu recebi esse arquivo e fiz minha prova há quase 6 anos, portanto não sei se mudou muito (me avisem quando descobrirem, please)**. Vale muito a pena dar uma estudada nele porque, pelo menos pra mim, caiu 98% do que estava lá. Caiu só um diálogo diferente que eu não lembro agora como foi (desculpem-me!) e alguns diálogos eles trocavam algumas palavras. Por exemplo: tem um diálogo que é sobre um debate e a menina ia ter dificuldade de ir porque tinha um casamento de alguém da família na noite anterior; no meu teste, ela não ia participar do debate e sim de um campeonato de basquete e a irmã dela era a fotógrafa da festa e não uma integrante da banda como consta no arquivo.

Para quem quiser praticar o listening eu recomento este site aqui, acesso ele há anos e acho muito bom! Ah, e também no próprio site do iTEP eles disponibilizam um teste gratuito para você praticar e pode ser feito clicando no botão “Take the Preview Test!” nessa página aqui**.

**Trechos em vermelho atualizados em janeiro de 2021.

Enfim, eu tirei nota 5 no teste (numa escala de 0 a 6) e fiquei muito feliz! Eu estudei bastante, mas não esperava que iria me dar tão bem! O teste eu fiz dia 09/03, mais ou menos 12h30, e no outro dia cedinho já tinha recebido um e-mail da APIA avisando que eu tinha passado e instruindo a fazer o download do certificado.

Meu certificado do iTEP. Orgulho! kkk
Meu certificado do iTEP. Orgulho! kkk

É isso, pessoas! Para quem não tem um listening muito bom eu recomendo praticar bastante antes de fazer o teste para não correr o risco de ir mal e ter que refazê-lo. Nada melhor do que a sensação de missão cumprida e bem sucedida! Agora só me resta esperar o pessoal corrigir meu app (que aliás está liberado para correção desde o dia 10/03 e até agora neca de pitibiribas de alguém entrar lá para corrigir) e torcer para ficar online logo. Ah, e torcer também para não ter que fazer outro vídeo porque eu não coloquei foto nem nada no meu (como eles mandaram) e tô achando ele simprão demais perto do das outras meninas…

Qualquer dúvida estou a la disposição!

Boa sorte para quem ainda vai fazer o iTEP, fiquem tranquilas, estudem, respirem fundo e se joga!

Xoxo

6 comentários em “Sobre o iTEP”

  1. Ola Caroline,primeiro obrigada pelas dicas sobre seu processo. Gostaria se possivel que voce me enviasse o arquivo que voce comentou com os audios pra estudar pro itep, irei marcar o meu e estou com um pouco de medo rs! Obrigada

    Curtir

    1. Oi, Nathalia! Os áudios estão disponíveis para download no próprio site do itep, eu coloquei o link no post. O que eu tenho é um arquivo com possíveis perguntas e respostas. Se quiser que eu te envie esse arquivo, me passe teu e-mail. Beijos e boa sorte!!! :*

      Curtir

  2. Oi Caroline!
    Já visitei vários blogs e vou fechar com a agência agora em 2016, mas o único blog bem direto e explicativo com informações fáceis de conseguir só encontrei agora no seu. Parabéns pela clareza das informações e por ter conseguido realizar seu sonho.
    Beijos…

    Curtir

Deixe um comentário